Snapdragon X Elite perde suporte Linux em notebook da Tuxedo
Snapdragon X Elite Linux sai dos planos da Tuxedo Computers após 18 meses de desenvolvimento, devido a falhas de autonomia e suporte de drivers que inviabilizam o lançamento do primeiro notebook ARM da marca com sistema operacional livre.
Bateria, BIOS e USB-4 na lista de entraves
A Tuxedo explicou que o chip de primeira geração “se mostrou menos adequado para o Linux do que se esperava”. Nos testes internos, o processador entregou autonomia muito inferior à vista em máquinas Windows on ARM, justamente um dos grandes argumentos de venda da plataforma. Além disso, não houve solução viável para:
- atualizações de BIOS amigáveis ao Linux;
- controle de ventoinhas (fans);
- virtualização via KVM, essencial para desenvolvedores;
- velocidades USB-4 abaixo do padrão.
Com tantos gargalos e a proximidade de dois anos desde o anúncio do X Elite, a companhia avaliou que seguir investindo “muitos outros meses” de engenharia não faz sentido para o público-alvo.
Olhos agora no futuro Snapdragon X2 Elite
Apesar da suspensão, o projeto não está morto. O sucessor Snapdragon X2 Elite foi oficializado em setembro de 2025 e deve chegar ao mercado na primeira metade de 2026. A Tuxedo afirma que analisará detalhadamente o novo silício; se o chip entregar a eficiência e os recursos prometidos, parte do trabalho feito no X1E poderá ser reaproveitada, acelerando um eventual retorno do notebook Linux baseado em ARM.
Como lembra a empresa alemã, somente após testes completos será possível estimar o quanto do código, ajustes de firmware e otimizações de kernel poderão migrar para o X2E. Caso a adaptação seja viável, a fabricante retoma o desenvolvimento para colocar no mercado um portátil que combine performance, bateria e plena compatibilidade com o ecossistema Linux.
Quer saber quando esse projeto renascerá? Acompanhe nossa cobertura em hardware de PC e fique por dentro de todas as novidades do universo ARM nos notebooks.
Crédito da imagem: Adrenaline
Fonte: Adrenaline